quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

A Origem (2010)




Excelente thriller psicológico de Christopher Nolan, um dos realizadores mais imaginativos no que toca à construção de blockbusters cerebrais. Depois de nos trazer aquele que é considerado um dos melhores filmes da saga do Batman, «O Cavaleiro das Trevas», Nolan surge com uma nova proposta: «A Origem» é um filme grandioso, cheio de efeitos especiais suculentos - cenas como a cidade a dobrar-se, as lutas com ausência de gravidade e os prédios a ruir à beira mar são disso exemplo - sem que, no entanto, estes ofusquem a história ou as emoções das personagens.

Encontramos aqui ecos de outros filmes que também abordam a dicotomia realidade/sonho como é o caso de «Matrix», «O Despertar da Mente», ou o «eXistenZ» de David Cronenberg; e até há um certo paralelismo com os filmes do James Bond nas cenas de acção (sobretudo as perseguições na neve). «A Origem» tem, contudo, um enredo próprio bastante imaginativo. Não é um filme fácil e, portanto, necessita da máxima atenção do espectador para compreender o que se está a passar e por que razão somos catapultados para diferentes níveis de sonho cada vez mais profundos e com cenários diversificados.

Todo o elenco é bom, mas o destaque vai para Leonardo DiCaprio no papel de hábil manipulador de sonhos e Marion Cottilard enquanto projecção perigosa do subconsciente da personagem de DiCaprio. É interessante acompanhar os acontecimentos que marcaram a relação destas duas personagens à medida que o filme se vai desenrolando diante dos nossos olhos. Este magnífico par consegue tornar um filme bombástico numa obra intimista com representações assombrosas.

Nota: 5/5

Desejo-vos muitos e bons filmes. 

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