segunda-feira, 6 de março de 2017

Moonlight (2017)




«Moonlight» é sobre a história de Chiron, um jovem negro que é perseguido pelos seus colegas por ser diferente, sofrendo fortes episódios de bullying. Para tornar a sua situação ainda mais difícil, o pequeno Chiron não tem qualquer tipo de compreensão em casa, pois a sua mãe, Paula, está gravemente dependente de drogas e prostitui-se para sustentar o seu vício.


Chiron acaba por encontrar refúgio junto de um casal mais velho, que o acolhe na sua casa. A sua relação com Juan (Mahershala Ali) e Teresa (Janelle Monáe), vai se desenvolvendo ao longo do filme e Moonlight dá-nos a oportunidade de seguir toda a vida desta personagem, desde os momentos de desespero e de culpa que Chiron sente, ao episódio que constrói o clímax do filme: a aventura homossexual que tem lugar durante a puberdade com o seu amigo Kevin e que assombrará o protagonista para toda a sua vida.


«Moonlight» trata-se de uma história dura mas bastante realista e terá sido por essa razão que levou o prémio de Melhor Filme na cerimónia dos Óscares. Apesar de não o ser, o filme acaba por funcionar como um documentário que retrata de forma precisa uma situação que hoje se passa no sul dos Estados Unidos da América.


Chiron é confrontado com questões de identidade, em que a sua existência vai contra os padrões da sociedade masculina onde vive. Os temas complexos que o filme aborda de forma natural são expostos ao longo de toda a narrativa, com um grande foco nas personagens que os vivem.


Ao ver o filme, temos a sensação de mudar de corpo por umas horas e de acompanhar de perto o mundo na perspectiva de Chiron que, experiencia uma história tão profunda e repleta de sofrimento, que, mesmo sentados no conforto de uma cadeira de cinema, acabamos por partilhar o seu tormento e sentir os seus dilemas na pele, o que se deve essencialmente à intensidade com que nos são apresentadas as personagens.


Nota: 4 em 5.


Desejo-vos muitos e bons filmes.

Sem comentários:

Enviar um comentário